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Roupas de Outono com este calorão?
Com o Verão a dar os primeiros sinais de que vai mesmo acontecer em 2008, muitas cadeias de vestuário começaram já a comercializar artigos mais condizentes com o Outono. Saiba porquê e como melhor aproveitar as promoções, que também acontecem cada vez mais cedo.
No mundo actual, as grande cadeias de retalho de moda tentam “rodar” o seu inventário tantas vezes quanto as possíveis.
A época em que as lojas apenas recepcionavam um par de entregas de grande dimensão acabou há já bastante tempo. Actualmente, a maioria dos retalhistas recebe novos modelos pelo menos uma vez por mês – valor que passa a semanal no caso das cadeias fast-fashion.
As entregas frequentes e repetidas dão às lojas um ar de novidade e estimulam os consumidores a comprar com maior frequência de forma a estarem actuais e alinhados com as últimas tendências de moda.
Para aumentar ainda mais a “confusão” das estações, os designers e as marcas de moda situadas no segmento de luxo iniciaram o lançamento agressivo de pré-colecções (ver Criadores perseguem “fast fashion” ), como é o caso de muitas colecções de Outono que já se encontram em algumas lojas e grandes armazéns.
Alguns retalhistas lançam estes artigos de moda antes de época e associam-nos a campanhas promocionais que supostamente oferecem um custo inferior. No entanto, a realidade mostra-nos que esse diferencial de preço raramente é verdadeiro.
Os retalhistas apenas começam a efectuar descontos após a permanência dos artigos no chão de loja por períodos superiores a 9 semanas. Tempos menores poderão acontecer caso as vendas estejam a ocorrer a níveis muito reduzidos ou os artigos não se tenham demonstrado atractivos para os consumidores. Com a situação económica actual, os consumidores mais expeditos poderão encontrar bons negócios mais cedo do que o habitual.
in Portugaltêxtil