Marketing Pessoal - a imagem profissional
Uma entrevista para emprego, geralmente, é antecedida por uma resposta a um anúncio ou pedido de determinado profissional, para uma área ou lugar vago numa empresa ou instituição.
Quando o candidadato é seleccionado, estão em causa vários factores que influenciam a escolha, de referir:
- a forma como escreve
- o curriculum vitae
- a apresentação da carta
Muitas das vezes, também são tidas como factor decisivo, não só a experiência ou a formação académica, a escrita, a forma como o candidato se expressa, se demonstra vontade e ambição.
Aqui começa a influência da excelente “imagem” que poderemos ou não transmitir no texto de candidatura.
O que vestir?
Ao conhecer antecipadamente qual é a empresa e se existe um “dress code” ou não, já terá mais facilidade em seleccionar o que vestir.
“Dress code” - é o código vestimentar.
As empresas podem exigir aos seus funcionários que usem fato e gravata, caso dos homens, as senhoras tailleur de saia, e até as cores do vestuário; algumas têm um plafont para a compra de vestuário e outras ainda fornecem os próprios fatos da empresa, assim a imagem empresarial ficará uniforme.
Se a empresa não é tão rigorosa na forma de trajar, convém no entanto vestir-se com mais cuidado, para que a sua apresentação não seja comprometida, mas deverá sentir-se à-vontade.
Não é aconselhado vestir roupa ou calçado novo, ou algo que não esteja habituado a usar, pois desta forma poderá ficar constrangido e desconfortável.
São de excluir:
- jeans desbotados ou rasgados
- calçado gasto e sujo
- roupas demasiado justas ou transparentes
- decotes e camisolas curtas e caveados
- chinelos
- cabelo desalinhado e sujo
- maquilhagem, perfume e bijutaria em excesso
Para Ele:
Estilo Formal / Executivo
Para Ela
Estilo Executivo / City Chic