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Consultório de Moda

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  • Notícias - Nova Iorque sem luxos

     

    Nova Iorque sem luxos

    Em tempos de crise, também a Semana de Moda de Nova Iorque sofre com desistências de última hora e com a contenção de custos que muitos estilistas se impõem para proceder à apresentação das suas colecções. O glamour parece ter dado lugar à simplicidade.

     

    Face à crise financeira mundial, as marcas de vestuário Betsey Johnson e Carmen Marc Valvo decidiram anular as suas participações na próxima edição da Semana de Moda de Nova Iorque, que terá lugar entre os dias 13 e 20 de Fevereiro de 2009. Segundo o Wall Street Journal, os principais motivos para as desistências são sobretudo os custos associados à criação de um desfile que fica, no mínimo, por 100 mil dólares e ainda devido ao facto das redes de distribuição terem cortado em 25% o número de representantes que irão assistir ao certame. «Não teríamos a plateia necessária para justificar os altos custos da apresentação» afirmou Frank Pulice, porta-voz da Carmen Marc Valvo, acrescentando ainda que dessa forma «sentimos que não valeria a pena tamanho esforço». Em alternativa, a marca – que nos últimos dez anos apresentou as suas colecções nas tendas do Bryant Park, para cerca de mil convidados – estuda agora a possibilidade de apresentar um pequeno cocktail apenas para 200 convidados. De igual forma, a conhecida marca de vestuário Betsey Johnson, que durante cinco edições consecutivas lançou as suas colecções neste certame nova-iorquino, decidiu agora fazer uma apresentação alternativa ainda que o formato da mesma e a sua localização não tenham sido, para já, divulgados.

    Num cenário de contenção de custos ao limite, Vera Wang e Donna Karan foram as pioneiras a decidir anular as suas participações dispendiosas em eventos deste género. «Não é prudente gastar tanto dinheiro em desfiles de moda tendo em conta o estado da economia mundial. Para nós há outras vias, bem mais acessíveis, para divulgar os nossos produtos com o mesmo sucesso», afirmou Vera Wang. Neste seguimento, também marcas que normalmente desfilam fora das tendas principais recorrendo a apresentações luxuosas – como é o caso de Marc Jacobs – começaram a procurar a organização do evento na tentativa de utilizarem a infra-estrutura mais económica. É que enquanto um desfile nas tendas custa cerca de 100 mil dólares; um externo tem um valor ainda mais acima, rondando os 150 mil dólares.

    Mas nem tudo são más notícias. Apesar da crise financeira e das crescentes desistências, a Semana de Moda de Nova Iorque conta ainda com um regresso de luxo. Trata-se do estilista Tommy Hilfiger, que volta ao certame após três anos de ausência. Hilfiger regressa às passerelles do Bryant Park, no dia 19 de Fevereiro, altura em que apresentará a sua colecção para o Outono-Inverno 2009. O estilista mostrará as suas criações ao lado de nomes como Carolina Herrera ou Anna Sui.

    in Portugaltêxtil