Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Moda

Neste consultório encontra informação e aconselhamento sobre moda, imagem e beleza pela estilista e consultora de moda Olga Cardoso Pinto. Temas sobre tendências, novidades e dicas para estar sempre atualizada!

  • NESTE CONSULTÓRIO ENCONTRA INFORMAÇÃO E ACONSELHAMENTO SOBRE MODA, IMAGEM E BELEZA. TEMAS SOBRE TENDÊNCIAS, NOVIDADES E DICAS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADA!
  • As cores e o biotipo

    "Boa tarde, Olga!

    Quero, antes de mais, agradecer-lhe novamente as sugestões de Natal. Foram um sucesso, lá pela Alemanha!

    Agora queria colocar-lhe uma duvidazinha para a Primavera-Verão: cores! Normalmente nas estações quentes, uso vestuário um pouco mais colorido (suponho que como toda a gente!), mas todos os anos passo pelo dilema das cores: as que se vão usar, as que eu gosto, e as que me ficam bem.
    O dilema das cores é particularmente aborrecido este ano, porque gosto muito de vestidos para o Verão, e depois do sucesso no almoço de Natal (sugestão da Olga! Obrigada!), decidi investir um pouco mais neste tipo de peças. Não sei como conciliar o uso das cores, pois sendo o vestido uma peça única, não posso ter cores escuras na parte inferior e cores claras na parte superior... E depois, os padrões! Não gosto de padrões grandes; gosto de padrões pequenos e discretos, florais ou geométricos, as clássicas bolinhas, por exemplo. Mas não os encontro...!


    Quanto ás cores, então é assim:
        -- cores que se vão usar - tenho lido sobre as tendências Primavera-Verão 2008, nomeadamente aqui no Blog;
        -- cores que eu gosto (e uso ou não uso):
            -preto / branco (gosto muito de branco, mas não me atrevo a vestir um tailleur de linho todo branco!) / todos os cinzentos (o prateado, para brilhos) / todos os castanhos,  do claro ao escuro, passando pelo ferrugem e pelo bronze, até ao camel (acho que o bege não me fica bem, o que lamento, pois gosto muito de linho e de roupa de linho!) / laranja / verde seco (não uso caqui por achar que não me fica bem, o que também lamento, porque gosto muito de roupa casual tipo safari; gostava de ousar um bocado mais nesta cor - verde portugal? verde-lima?) / rosa velho, bordeaux e beringela (gosto muito de violeta e lilás, mas não uso porque acho que não me ficam bem, por ter a pele muito branca) / azul meia-noite, azul acinzentado- azul inglês, azul turquesa (gosto de ganga no tom brut). Não uso amarelo, nem vermelho, excepto bordeaux.
        -- cores que me ficam bem ?????
    É especialmente para estas últimas que lhe peço uma opinião: que cores me aconselha a usar, em geral, e para os vestidos em particular.


    Para não alongar mais este mail, não vou repetir com muito detalhe a minha descrição física. Só os pontos essenciais: tenho a pele muito branca, do tipo nórdico, os olhos castanhos muito escuros e cabelo castanho ondulado natural. Tenho 40 anos, meço 1,57m e peso 60 kg. Tenho anca larga, cintura marcada estreita, seios médios, ombros estreitos.


    Melhores cumprimentos, e, mais uma vez, obrigada!
    Isabel R"


    Olá Isabel,
    É bom tê-la de volta e ainda bem que ficou satisfeita com as sugestões anteriores.
    Vou fazer um pequeno resumo das cores e linhas que uma mulher com as características da Isabel, deve usar:
    - Os tons escuros, como preto azul marinho, castanhos e cinzas podem ser usados na totalidade do conjunto, mas torna-se um look monótono e nada agradável, há que quebrar a monotonia com pormenores de cores, sejam em tecidos lisos ou padrões ou em acessórios - carteiras, calçado, écharpes, lenços e bijuteria.
    - Com tailleurs escuros ou lisos use uma blusa ou sweat, com risquinhas, flores miudinhas, motivos geométricos pequenos, pintinhas e bolinhas (quando a próxima época estiver mais perto, verá nas montras as peças com estes motivos, posso garantir-lhe).
    - Com vestido liso pode usar um cinto com fivela sóbria ou trabalhada, écharpe com estampados coloridos (pode condizer ou contrastar com os tons do vestido), carteira e calçado a condizer com a fivela do cinto. Se o vestido for estampado irá necessitar de menos acessórios, aposte no calçado e carteira, em tons sóbrios - castanho ou preto ou ainda branco, se for o caso.
     
    Quanto às cores:
    - Pode usar um tailleur de casaco branco, saia ou vestido preto, carteira e calçado branco.
    - Pode vestir tailleur branco, mas com uma peça no tronco, neste caso blusa, t-shirt ou sweat numa cor que fique bem com os seus olhos e cabelo, pode ser um tecido estampado com cores como o castanho escuro, creme, laranja ou verdes.
    - Vista o estilo safari, opte pelos tons próximos do castanho - sépia, castanho escuro, castanho avermelhado, verde tropa e contraste com pormenores de couro castanho ou dourados, em botões, fivelas, calçado, carteiras e colares, por vezes basta um lenço verde escuro ou de outro tom, laranja, perto do rosto para dar cor e avivar os tons do rosto.
    - As cores que a favorecem, tendo em conta o tom de pele, olhos e cabelo são o castanho, laranja, gama de verdes, gama de azuis, rosa forte, bordeaux, gama de vermelhos, cinzas, tons metálicos, roxo, tons terra e natureza.
    Use peças com padrões de cores que gosta mas que na totalidade não a fazem sobressair, combine com vestuário que tenha os tons que lhe ficam bem, coordene castanhos com creme, laranja, amarelo; com azuis, azul claro, creme, branco; com vermelhos, amarelo, creme, violeta, com preto toda a gama de cores.
     
    Apesar da sua pele ser muito clara tem a vantagem de ter os olhos e cabelo castanhos, aproveite esta característica e saiba conjugar e tirar proveito das cores.
    Espero que estas dicas também a ajudem nas suas escolhas.
    Um beijinho,
    Olga

    Propostas:

    Imagens: fotos do catálogo Venca, modelos e cores que lhe ficam bem, conjugadas com tons contrastantes ou complementares.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    2 comentários

    Comentar post

    Copyright . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da autora deste blog.