Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Moda

Neste consultório encontra informação e aconselhamento sobre moda, imagem e beleza pela estilista e consultora de moda Olga Cardoso Pinto. Temas sobre tendências, novidades e dicas para estar sempre atualizada!

  • NESTE CONSULTÓRIO ENCONTRA INFORMAÇÃO E ACONSELHAMENTO SOBRE MODA, IMAGEM E BELEZA. TEMAS SOBRE TENDÊNCIAS, NOVIDADES E DICAS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADA!
  • PortugalFashion 26ª edição RE-MIXED

     

    Portugalfashion Março 2010

     

    A análise e descrição das colecções para Outono / Inverno 2010- 2011

     

     

    No passado fim-de-semana, de 19 a 21 de Março, decorreu no Edifício da Alfândega do Porto a 26ª edição do Portugalfashion.

     

    Este edifíco de grande história para o desenvolvimento da cidade, sofreu em pleno séc. XIX uma remodelação tendo em vista a modernidade e a adaptação das funções desta construção de arquitectura civil de estilo neoclássico.

     

    Óptima escolha, sem dúvida, para um evento de moda que já se afirmou como estando numa nova fase de evolução, projectando para o mundo o que de muito bom se faz em Portugal, não só em Moda como também em organização deste tipo de eventos.

     

     

    Como estilista, pude avaliar as óptimas condições de trabalho, desde os bastidadores onde maquilhadores e cabeleireiros fazem magia, passando pela passerelle onde tudo se passa, até à sala Vip e ao hall de entrada, com a recepção aos convidados, nada foi deixado ao acaso para que esta edição fosse de facto memorável. Um trabalho de equipa da organização e do designer de interiores Marco Sousa Santos.

     

     

     

    Para que este Portugalfashion tivesse um sabor requintado e mais português não poderiam faltar a dupla Alves /Gonçalves e a minha querida Ana Salazar, uma Senhora da Moda portuguesa. Muitos outros estiveram presentes como Luis Buchinho que completou 20 anos de carreira, os irreverentes Storytailors, Luis Onofre com uma colecção excepcional de calçado, carteiras e malas de viagem, Fátima Lopes com uma colecção futurista, Dielmar de espirito requintado e elegante para o Homem citadino, e muitos mais criadores e marcas.

     

    O Consultório de Moda esteve presente para lhe trazer a análise das colecções, com fotografia de João Almeida, para que possa conhecer a fundo as inspirações e origem de cada marca e designer presentes no evento.

     

     

     

    Sexta-feira 19/03

     

     

    Alves / Gonçalves

     

    Definação da silhueta, aspectos simples e arquitectónicos, decorações e pormenores como zipers, franzidos e assimetrias. Os brilhos glamorosos criam efeitos distintos, elegância e exotismo.

     

     

     

     Anabela Baldaque

     

    Winter Girls

     

    Um estilo sofisticado e muito cool, recheado de brilhos nácar, rosa puro, caqui e preto.

    Vestuário de linhas soltas e de aspecto descontraído. Pormenores que valorizam as peças – bordados, rendas e plissados. Destacam-se as peles e o pêlo.

     

     

    Felipe Oliveira Baptista

     

    "The Pioneers"

     

    A inspiração veio do seu storyboard, pleno de fotografias de paisagens árcticas, os seus habitantes, dos grandes exploradores.

    A natureza em destaque num ambiente vasto, as esculturas, o voltar ao essencial, ganham nesta colecção uma nova expressão.

     

    Colecção multifuncional, com silhuetas cool e contemporâneas. Materiais de confecção diversos – pele, tecidos técnicos, aspectos chic como franjas, bordados e inscrustados.

     

     

    Ana Salazar

     

    "Questionar Valores"

     

    Questiona valores através de uma colecção rica em apontamentos discretos mas marcantes. O negro sempre presente nos seus trabalhos ganha brilho com o ouro velho, tons da Natureza, vermelhos e branco. Estampados de temas religiosos e florais.

     

    Elementos de confecção de aspecto borracha, combinam-se com tecidos delicados como musseline e rendas.

     

     

     

     

     

    Sábado 21/03

     

    Desfile Colectivo Jovens Criadores

     

    Mostraram o seu talento 4 designers que venceram o Concurso de Design de Moda organizado pelo Portugalfashion, em 2009.

    Andreia Oliveira

    Hugo Veiga

    Fernando Lopes

    Luciana Teixeira

     

    A aposta em jovens designers deverá continuar a ser incentivada, o que actualmente é feito pelo ANJE em parceria com a ATP, pois “sangue novo”, com boas inspirações, objectivos e inovação é imperativo na indústria têxtil e da moda, para que Portugal se afirme cada vez mais internacionalmente.

     

    Andreia Oliveira – vestuário caracterizado por peças de origem tribal, quase utópico. Predominam os bodys em malha, peças curvilíneas, casacos oversized, tricots, aplicações étnicas, saias compridas e mini. Cores que vão dos tons luminosos aos tons fechados, neutros e escuros.

     

    Hugo Veiga – Vestuário caracterizado como uma 2ª pele, ergodinâmico com apontamentos futuristas. Volumes e simetrias que destacam o corpo feminino.

     

    Fernando Lopes – apresentou uma colecção de apontamentos barrocos, para silhuetas equilibradas com volumes densos. Um look afinado para uma mulher elegante e refinada.

     

    Luciana Teixeira – A sua colecção foi inspirada no arquitecto Massimiliano Fukas. Camadas e recortes, estampados e transparências dão evidência a peças de vestuário de linhas simples mas equilibradas e femininas.

     

     

     

    Apresentação das colecções de Calçado

     

    Atelier do Sapato - “Glamazon”: conceito “Advanced Vintage”

     

    Chocolate Negro – design fresco e jovem

     

    Dkode - “Break the code to create a new one”: calaçdo cosmopolita e transversal a todas as idades

     

    Golmud - “Life is what you choose”: misto de Oeste americano e a cordilheira dos Himalaias, aquecido pelo sol de Las Vegas.

     

    Nobrand - “10.Tations Squad a.k.a. Peace Squadriglia”: casual, urbano e militar, estilo clean e funcional

     

    Stiletto – cosmopolita, elegante e sensual. Cores cinza, castanho e bege

     

    Y.e.s – versatilidade e urbanismo para calçado com carácter

     

     

     

    Lion of Porches

     

    Linha sportswear chique, de inspiração britânica. Predominam as cores náuticas e misturam-se com lilás, verde e castanho. Elementos decorativos ao estilo “old school” estampados e bordados.

    Outra orientação mais jovem vem do streetwear, de cores vivas – turquesa, rosa, tons neutros e variações acinzentadas para a linha masculina.

    Para um look mais urbano apresentam a linha city, rica em aspectos sofisticados.

     

     

     

    Luis Onofre

     

    Inspiração no frio denso e rigoroso. Malas de formas e looks vários, de destacar as malas de viagem, decoradas com um toque luxuoso mas prático.

    Estão em alta as botas de look vintage, alguns modelos de saltos extra-altos e em contraste os modelos rasos.

     

     

     

    Storytailors

     

    “Gentlewomen”

     

    O centenário da revolução foi a inspiração para esta colecção. Apontamentos militares e femininos, pormenores de confecção como rendas, aplicações de naperons, folhos e volumes.

    A corseterie marca mais uma vez presença, conjugada com vestidos volumosos. A silhueta feminina é ultra-valorizada e estilizada ao jeito dos séculos passados.

     

     

     

    Red Oak

     

    Uma inspiração oriunda do nómada urbano. Apontamentos vintage para um visual actual e moderno. De destacar o denim em lavagens interessantes.

    Vestuário jovem e cosmopolita.

     

     

     

    Luis Buchinho

     

    A celebrar 20 anos de carreira, o designer criou uma colecção rica em geometrias, confortáveis de aspectos casual e urban. Refira ao look extra-large de capas e camisolões, sem contudo desfavorecer a silhueta. Um aspecto quente e reconfortante para um Inverno passado em aconchego.

     

     

     

    Dielmar

     

    “All that Jazz”

     

    Colecção inspirada no filme “Chicago”. Em destaque o fato de 3 peças, as riscas predominam em coletes, camisas e gravatas.Linhas sóbrias, elegantes e muito masculinas, sem contudo serem sisudas. A paleta de cores é clássica – cinzas, castanho o apontamento de luz vem dos ocres, tijolo, vermelho e laranja.

     

     

     

    Fátima Lopes

     

    O Grande Norte inspirou a estilista, abundam as cores quentes que aquecem, tal como o clima, o gelo e os tons frios e neutros. Formas extra-femininas, linhas estruturadas e futuristas, modelos mini e longos, ombros valorizados, drapeados e golas super grandes e estilizadas.

     

     

     

     

      

    Domingo 21/03

     

     

    Elisabete Teixeira

     

    “Under my Skin”

     

    Um trabalho enriquecido por elementos femininos em cortes, definição da silhueta, assimetrias, folhos e sobreposições. Contrastes e androgenia para algumas peças. Tons sobre tons, cores escuras e em contraste cores suaves.

     

     

     

    Diogo Miranda

     

    “Glamazon”

     

    Aventura, desafio e muita acção é o que caracteriza o trabalho do designer. Conjugação de um estilo clássico com um look sport ao estilo safari. O tom areia, do deserto, sobrepos-se ao frio e invadiu de tons fortes a colecção – roxo, azul klein. Toda esta mescla transporta-se para um ambiente citadino sexy e chique.

     

     

     

    Júlio Torcato

     

    Os movimentos pop/rock dos anos 80 foram a base para a construção da sua colecção, destacam-se os estilos neopunk e new wave com apontamentos mais actuais oriundos da subcultura underground de Tóquio.

    Um trabalho cujo objectivo é vestir pessoas com atitude, anti-conformistas e conscientes.

     

     

    Brands

     

    Celtic Jeans

     

    “Imperial /Bailarinas”

     

    Colecção que demonstra um toque de leveza e elegância. Para Mulher as linhas são delicadas mas fortes e dinâmicas, para Homem aspectos robustos e práticos. Uma ambivalência revelada em cada peça. Tons aconchegantes que se mesclam com apontamentos fortes, criando uma dinâmica e espontaneidade.

     

     

    Concreto

     

    Esta marca apresenta-nos um trabalho cheio de peças amplas, com volume, sobreposição e conforto.

    Aspecto artesanal das malhas, de tons coloridos – amarelo, vermelho, azul e verde alegram a linha.

    Em contraste estão os looks estilizados, fluídos, ricos em glamour que adelgaçam a silhueta.

     

    ID Values

     

    A alfaiataria de excelência é revelada por esta colecção.Inspirada na sociedade do início do séc.XX, traz simplicidade, com apontamentos vintage em fatos e sobretudos.

     

     

    Orfama

     

    O abstracto, a geometria, o purismo e a funcionalidade inspiraram uma colecção de peças algumas sofisticadas e outras clean, um contraste bonito e inovador. A cor é o ponto principal deste trabalho, dando vida a formas e intenções.

     

     

    Carlos Gil

     

    “Florestas Portuguesas”

     

    As florestas dão o mote ao trabalho de Carlos Gil. A quietude, os tons e as formas combinaram-se para engrandecer uma colecção feminina, sensual onde o vento esculpe silhuetas e ondula os tecidos.

    Os acessórios ajudam a compor a história que o estilista nos quer contar.

     

     

     

     

     

     

     

     

    Olga Cardoso Pinto – Consultório de Moda

     

    Com fotografia de João Almeida

     

    Em parceria com Space Milan Models

     

     

     

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Copyright . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da autora deste blog.