Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Moda

Neste consultório encontra informação e aconselhamento sobre moda, imagem e beleza pela estilista e consultora de moda Olga Cardoso Pinto. Temas sobre tendências, novidades e dicas para estar sempre atualizada!

  • NESTE CONSULTÓRIO ENCONTRA INFORMAÇÃO E ACONSELHAMENTO SOBRE MODA, IMAGEM E BELEZA. TEMAS SOBRE TENDÊNCIAS, NOVIDADES E DICAS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADA!
  • Dicas úteis - Tirar nódoas em têxteis

    Dicas úteis que a ajudarão a manter as roupas e os diversos têxteis, sem nódoas e sem manchas do tempo e do uso.

     

     

    Alcatrão em Tecidos: dissolver a nódoa com acetona (anteriormente, experimentar o seu efeito sobre as cores), lavar e enxaguar.


     

    Alcatrão em Tapetes e alcatifas: esfregar com um pano impregnado de tetracloreto de carbono, depois aplicar champô especial para tapetes e enxaguar.

     

    Batom: remova o máximo que puder com uma faca; de seguida esfregue suavemente com uma toalhita húmida e passe por água quente para retirar os óleos.

     

    Beterraba em Tecidos: Impregnar de sumo de limão até a nódoa desaparecer e depois enxaguar em água abundante.

     

    Combustível: remova o máximo que puder com uma faca ou colher, passando de seguida, um pano absorvente, ou papel, sobre a nódoa para remover excessos. Polvilhe a nódoa com bicarbonato de sódio, seguido de detergente de lavar louça e deixe repousar durante 5 minutos. Mergulhe a peça em água quente durante 30 minutos, retire e passe por água. No caso de a nódoa persistir, aplique uma pasta grossa, confeccionada com bicarbonato de sódio e água, deixando-a secar. Uma vez seca, remova a pasta com uma escova suave.

     

    Café e chá: esfregue suavemente com vinagre de vinho branco e passe por água.

     

    Cerveja: passe por água fria com sabão de barra; em alternativa, aplique vodka pura e enxague abundantemente.

     

     

    Cera de vela: retire o que puder, raspando com uma faca; depois, coloque uma folha de papel de cozinha sobre a nódoa (tanto por fora como por dentro da peça de vestuário) e passe o ferro quente sobre a mesma - o papel absorve a cera.


    Chiclete: coloque a peça de roupa no congelador ou passe um cubo de gelo. Quando a chiclete estiver completamente congelada, remove-se facilmente da roupa.

     

     

    Cola em Tapetes e Alcatifas: embeba com água gaseificada e secar tantas vezes quanto for necessário até a nódoa desaparecer.


     

    Cola em Tecidos laváveis: lave com alcool a zona com a mancha e logo de seguida lavar como habitualmente.

    As colas transparentes geralmente dissolvem-se com acetona nos tecidos, mas atenção experimentar sempre primeiro numa zona escondida da peça, para ver se não desbota.

     

    Fruta: limpe imediatamente com água a ferver sobre a nódoa, assim os fios têxteis não ficam oxidados com o sumo.

     

    Ferrugem em Tecidos: esfregar as nódoas com uma mistura de limão e sal e pôr ao sol, a corar.

     

    Humidade em Tecidos: enxaguar com amoníaco dissolvido em água (uma colher por litro).


     

    Humidade em Tecidos delicados: molhar com leite e esfregar, posteriormente lavar com detergente líquido.


     

    Humidade em Tecidos resistentes: após molhar com água quente, aplicar uma mistura fervida de sumo de limão e pó-de-talco.

     

     

     

     

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Copyright . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da autora deste blog.