Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Moda

Neste consultório encontra informação e aconselhamento sobre moda, imagem e beleza pela estilista e consultora de moda Olga Cardoso Pinto. Temas sobre tendências, novidades e dicas para estar sempre atualizada!

  • NESTE CONSULTÓRIO ENCONTRA INFORMAÇÃO E ACONSELHAMENTO SOBRE MODA, IMAGEM E BELEZA. TEMAS SOBRE TENDÊNCIAS, NOVIDADES E DICAS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADA!
  • Em destaque

    Bronzeado - Cuidado com o Sol

    Chegaram finalmente os dias mais quentes e, consequentemente, os períodos de férias. Nesta época do ano, as praias e as piscinas são os locais mais apetecíveis. E, para a maior parte das pessoas, uma pele saudável equivale a um bronzeado bonito. O sol é o responsável pela síntese cutânea de vitamina D ou colecalciferol que favorece o crescimento e permite a fixação de cálcio nos ossos e dentes. Esta vitamina é essencial para manter o nível do cálcio no sangue e para a saúde dos ossos, desempenhando um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e, também, nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. A sua importância é tão grande que a sua falta numa criança pode levar ao raquitismo e num adulto pode precipitar e aumentar a osteoporose. O sol também afecta de um modo benéfico o estado de espírito. Estudos comprovam que a exposição solar estimula o bom humor das pessoas e evita estados de depressão e suicídios. No entanto, devido à diminuição da camada de ozono e intensidade dos raios ultravioletas nesta época do ano, a exposição solar deve ser controlada.

      

    Radicais livres

     A exposição solar contribui para a formação de radicais livres. Os radicais livres são moléculas que podem danificar células saudáveis do nosso corpo. Além da radiação ultravioleta, factores como a poluição ambiental, tabaco, álcool, resíduos de pesticidas, substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormonas, entre outros), stresse, consumo excessivo de gorduras saturadas (fritos) e radiação gama em alimentos, provocam também a formação de radicais livres. Em suma, o excesso de sol pode romper as fibras elásticas da pele e alterar o colagénio. As consequências são: envelhecimento precoce da pele, formação de rugas, flacidez e manchas na pele.

     

    Quais os cuidados para aproveitar da melhor forma o Sol?


    Em primeiro lugar é importante escolher qual o índice de protecção solar mais adequado à pele de cada indivíduo. Lembre-se, a exposição solar sem protecção é um dos factores primordiais no desenvolvimento de cancro da pele, de queimaduras e de sintomas de fotossensibilidade. A coloração da pele difere de pessoa para pessoa, indo desde o albino (sem produção de melanina), o ruivo (com pouca produção de melanina), o louro (com produção moderada de melanina), o moreno (com produção normal ou abundante de melanina) até à pele negra (com quantidade máxima de melanina). O protector solar deve ser escolhido em função do tipo de pele: quanto mais clara a pele, maior o índice de protecção. A aplicação do creme deve ser repetida de hora a hora e após cada banho. O protector deve incluir protecção contra os UVB e os UVA. É importante saber que a radiação UVB é variável segundo as características do solo, pelo que se reflecte 3% sobre a relva, 5% sobre a água, 17% sobre a areia. As crianças com idade inferior a 2 anos devem evitar a exposição solar directa e após esta idade devem usar uma camisola de algodão e um chapéu de abas largas de preferência de cor clara. Existem ainda outros cuidados relativos à exposição solar que devem ser observados, pois nenhum protector é absolutamente infalível. Respeite o horário de exposição solar com menos riscos: antes das 12h e após as 16h00m. A exposição deve ser gradual: 10 minutos no primeiro dia e ir aumentando todos os dias 10 minutos. Use chapéu, óculos de sol e tenha sempre sombra para se abrigar. Mantenha-se hidratado bebendo líquidos, mas evite os refrigerantes e as bebidas alcoólicas pois desidratam. No final do dia e após a limpeza da pele deve aplicar um creme hidratante. Fórmulas com Aloé Vera são bastante úteis em caso de queimaduras solares.

     


    O Sol e os Antioxidantes

     

    Recomenda-se a toma de antioxidantes antes, durante e após a época balnear. Nomeadamente o betacaroteno, o selénio e as vitaminas E e C que favorecem o bronzeado e ajudam a retardar o envelhecimento da pele. Alguns destes antioxidantes são fáceis de encontrar e de integrar no regime alimentar. O betacaroteno, também conhecido por pro-vitamina A, ajuda a retardar a desidratação da pele, a conservar a sua elasticidade e a retardar o envelhecimento. Encontra-se, por exemplo, nas cenouras e a sua transformação num agradável sumo é bastante fácil. O selénio é um mineral que ajuda a prevenir a destruição das células pelos radicais livres. As vitaminas E e C têm uma forte função antioxidante. A primeira encontra-se no gérmen de trigo, nos óleos vegetais, no leite, na gema de ovo, nas nozes e nas avelãs, por exemplo. A vitamina C está presente nos citrinos como a laranja e o limão, tão apetecíveis nesta época do ano. De qualquer forma existem complexos que contêm todos estes elementos importantes para preparar a pele e maximizar o bronzeado. Regularmente aconselhamos que verifique os sinais presentes na pele e caso estes se apresentem irregulares, escuros ou com prurido contacte o seu médico. O sol é essencial à vida e tem efeitos benéficos no organismo. Divirta-se e aproveite-o da melhor forma.


    BRONZEAR EM SEGURANÇA

     

    1. Durante as ‘horas perigosas’ entre as 12h e as 16h evite a exposição solar. Uma exposição solar prolongada e repetida pode provocar queimaduras solares e predispõem a pele ao cancro.
    2. Bronzeie-se progressivamente. Por muito que queira não vai ficar bronzeado(a) apenas num dia.
    3. Proteja os seus olhos e use um chapéu ou boné. Ingira água regularmente para evitar desidratação.
    4. Aplique generosamente o protector solar entre 20 a 30 minutos antes da exposição solar. Isto garante que quando chegar à praia o seu corpo já se encontra devidamente protegido.
    5. O protector solar deve ser aplicado de duas em duas horas, se entretanto for à água ou transpirar muito, aplique de uma em uma hora.
    6. Mesmo se não for à praia aplique um protector solar nas zonas expostas diariamente. Deste modo evita os malefícios do sol acumulados ao longo dos anos.
    7. Aprenda a interpretar os protectores solares: FPS é a abreviação de Factor de Protecção Solar. O que significa? Que está protegido o nº de vezes indicado. Ou seja, FPS 8 quer dizer que a sua pele vai levar oito vezes mais tempo a apresentar uma queimadura solar do que sem protector.
    8. Escolha o protector adequado ao seu tipo de pele. Peles claras ou com sardas devem utilizar protectores com FPS superior a 25.
    9. O tempo nublado também queima. Não descuide os seus cuidados nestes dias.


     

    Informação de Celeiro-Dieta        http://www.celeiro-dieta.pt/

     

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Copyright . Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da autora deste blog.