Notícias
Quem vai às compras pode ter a vida facilitada e quem vende pode conseguir melhorar a sua performance com uma nova ferramenta, que permite enviar imagens do produto, sugestões de acessórios ou peças a combinar, directamente para os telemóveis dos consumidores, enquanto estão na loja.
Uma nova solução de merchandising no telemóvel permitindo que retalhistas e marcas comuniquem com os consumidores à medida que estes fazem compras foi lançada pela Avery Dennison e a Scanbuy Inc.
A solução usa a tecnologia dos telemóveis com câmara para enviar sugestões de compras, imagens, ofertas especiais e praticamente qualquer tipo de mensagem promocional para os consumidores enquanto estão na loja. Pode dar sugestões de compra para acessórios ou artigos compatíveis. Por exemplo, ao fazer o scan de um código de barras em 2D de um vestido vermelho, pode fornecer imagens de uma modelo a usar o vestido, juntamente com sapatos a combinar, carteira ou um lenço disponível na loja. Ou pode revelar artigos complementares disponíveis, como parte de uma estratégia de promoção cruzada.
O sistema activa a tecnologia EZcode – código de barras em 2D da linha de etiquetas de retalho da Avery Dennison com a aplicação ScanLife Client e ScanLife Code Management Platform da Scanbury –, ligando milhões de artigos de vestuário etiquetados directamente a informação móvel.
«A informação aparece no ecrã do telemóvel com câmara do consumidor, tornando o aparelho numa espécie de assistente pessoal de vendas, que permite alguns benefícios aos retalhistas qualquer que seja a sua dimensão, em qualquer parte do mundo, independentemente do seu segmento ou localização», explica Terry Hemmelgarn, vice-presidente dos serviços de informação do retalho da Avery Dennison.
Entre as vantagens estão a venda de mais unidades e um maior valor por transacção, melhor tráfego e conversão e a promoção da lealdade dos consumidores.
Os consumidores que procuram uma segunda opinião poderão também enviar as mensagens aos amigos e família.
«No fundo, a nossa solução cobre as cada vez maiores necessidades dos consumidores de atenção personalizada e as necessidades dos retalhistas de providenciarem mensagens de venda no local», afirma Hemmelgarn.
Os testes comerciais desta solução de merchandising móvel serão lançados mais para o final do ano em alguns grandes produtores e retalhistas de vestuário.
fonte: Portugaltêxtil