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Consultório de Moda

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  • Notícias - A Moda para Mulheres de 30

     

    A moda das trintonas

    O que é que o desfile de Inverno 2010 da Chanel, a campanha de Verão 2009 da Valentino e a capa da Cosmopolitan deste mês têm em comum? Uma mulher de trinta anos – ou mais. Se ainda está dentro desta faixa etária leia este artigo porque é para si!

     

     

    Foi Karen Elson, com 30 anos, que abriu a apresentação da última colecção da marca francesa Chanel e é Stephanie Seymour o rosto da Valentino – detalhe: ela já tem quase 40! Kate Moss (35), Claudia Schiffer (38) e Naomi Campbell (38) preenchem ainda muitos outdoors em todo o mundo. Já na publicação americana, Cosmopolitan, é Marisa Miller (30), que oferece dicas de ginástica às leitoras que se querem eternizar a sua juventude. E no mês anterior, a rainha da capa foi a actriz Ali Larter (33).

    Mas será pura coincidência esta moda? Para Liliana Gomes, directora da Joy Models, não há coincidências. As mulheres de 30 – principalmente as que fizeram furor nos anos 90 (Naomi, Claudia, Linda, Christy, Cindy) – estão de regresso por três motivos: a moda não tem produzido mais modelos desse nível, os programas de design tipo photoshop podem corrigir pequenas imperfeições, como rugas e olheiras e o mercado é hoje constituído por um público mais maduro. «A mulher bem sucedida tem actualmente 50 anos. Não é a adolescente que compra Louis Vuitton ou Hermès, mas sim a mulher adulta», explica Gomes.

    A mesma opinião é partilhada por Mónica Monteiro, agente de modelos há 25 anos. Para ela, outro factor que pesa na preferência por caras mais maduras é o facto das modelos mais antigas causarem ainda furor. «Não adianta nada ser novinha, linda, cobrar um preço mais baixo, mas não chamar tanto a atenção», diz.

    Apesar desta nova moda estar a propagar-se pelo mundo inteiro, o Brasil parece ainda resistir à moda das mulheres maduras. «Só as celebridades acima dos 30 anos fazem publicidade de moda», salienta Mónica Monteiro. Na sua agência apenas existem duas modelos, uma com 30 e outra com 40, no meio de 50 mulheres. Este facto deve-se, em parte, à pouca valorização das mulheres mais velhas nas campanhas de moda no Brasil, por ser considerado um país jovem. Mas, segundo dados de 2008 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população adulta está a aumentar e o quadro poderá ser invertido nos próximos anos. «O avanço da medicina e as melhorias nas condições gerais de vida da população repercutem-se no sentido de elevar a esperança média de vida dos brasileiros», acrescenta a agente de modelos.

    Por terras lusas, a moda das mulheres “trintonas” começa a aparecer nos eventos de moda nacionais. Rita Egídio e Alexandra Fernandes foram algumas dos modelos que pisaram a última edição do Portugal Fashion. Também as conhecidas modelos Luísa Beirão e Merche Romero estiveram presentes no Paços de Ferreira Fashion Event.
     

     

    in Portugaltêxtil

     

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