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Consultório de Moda

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    A Nike Inc desenvolveu e apresentou, na passada terça-feira, uma linha de produtos que tem como principal objectivo criar vestuário e calçado que redefinem o rendimento desportivo e a sustentabilidade. Trata-se de uma parceria com a “The Natural Step”, que promete revolucionar todas as linhas da marca americana.

     

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    Em prol do ambiente

    A Nike Inc. apresentou, na passada terça-feira, o “Nike Considered Design”, uma linha de produtos que combina os princípios da sustentabilidade com as mais recentes inovações tecnológicas para desporto. Apesar destes produtos já estarem a ser produzidos e comercializados há anos, esta linha específica estará presente, pela primeira vez, em seis categorias-chave: basquetebol, atletismo, futebol, ginástica, ténis e ACG (colecção para a estação de Outono/Inverno), tanto para o segmento feminino como para o masculino. A linha Pegasus – o calçado com o melhor registo de vendas da marca americana para corrida e que celebra actualmente o seu 25.º aniversário – é também a primeira linha de alto rendimento elaborada com o “Nike Considered Design”. «Ao olharmos para os designs que desenvolvemos e a forma como executamos o nosso negócio global, chegamos à conclusão que precisamos de estar em constante inovação», salientou Mark Parker, presidente da Nike, acrescentando ainda que «estamos a criar em prol da economia e dos consumidores do futuro, o que significa utilizar menos recursos, mais materiais sustentáveis e uma energia renovável para produzir produtos inovadores».

    O objectivo do “Nike Considered Design” passa por elaborar produtos de rendimento desportivo originais que minimizem o impacto no meio ambiente, reduzindo assim o desperdício e utilizando materiais que respeitem o ambiente e eliminem os componentes tóxicos. Os designers responsáveis pelo projecto assumiram o compromisso de eleger modelos inteligentes, desde o início do seu processo criativo, o qual fez com que a Nike elaborasse e apresentasse uma extensa variedade de produtos inovadores, no sentido mais amplo.


    Desde que a Nike apresentou o seu programa de reciclagem de sapatos, “Reuse-A-Show”, em 1990, a sustentabilidade foi sempre uma área-chave do desenvolvimento para a empresa. No ano passado, a Nike apresentou a “Considered Air Jordan XX3”, assim como uma linha completa de vestuário, usada pelos olímpicos em Pequim, que foi fabricada a partir de poliéster 100% reciclado. Mas os objectivos da Nike são muito mais abrangentes, na medida em que pretende que a sua linha “Considered” inclua a totalidade do seu calçado até 2011, assim como o seu vestuário até 2015 e todo o seu equipamento desportivo até 2020. Alcançar estas metas significaria reduzir o desperdício em 17% e aumentar o uso de materiais que favorecem o meio ambiente em 20%. «Tudo começa com o design e a fabricação dos produtos, sendo que os designers da Nike lideram o processo da “Nike Considered” para criar produtos mais sustentáveis», afirmou Lorrie Vogel, directora-geral da Nike Considered, acrescentando ainda que «estamos orgulhosos dos nossos objectivos e do que alcançámos até ao momento, pois significa um grande passo para a produção da totalidade do calçado, vestuário e equipamento da marca Nike, sob o conceito “Considered”».

    No entanto, a Nike considera que este trabalho não pode ser desenvolvido de uma forma isolada, dando assim uma crescente importância às colaborações. Para dar forma à sua visão do futuro, a Nike trabalhou com a “The Natural Step”, uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada à educação e investigação da responsabilidade social. «A The Natural Step e a Nike têm um contrato de trabalho conjunto para 10 anos. O progresso da Nike tem sido estupendo e estamos orgulhosos de ser parceiros de uma empresa desta dimensão e valor», concluiu Karl-Henrik Robèrt, fundador da “The Natural Step”.

     

    in Portugaltêxtil

     

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